Em um cenário onde 80% dos produtos lançados mundialmente fracassam (Harvard Business School), o lógico é esperar por mudanças na área de marketing. Porém, o que vemos é uma mudança de linguagem e termos, evocando a falência do marketing tradicional em favor do marketing digital.
Mas qual a grande mudança que o marketing digital trouxe
ao mundo dos negócios? Houve uma mudança no quadro de fracassos de lançamentos?
As empresas estão se tornando menos suscetíveis aos avanços da concorrência? O
marketing digital traz em si a fórmula da lealdade do consumidor?
Antes de responder essas questões, vamos analisar o que é marketing digital:
“Com a evolução da tecnologia da informação
e da comunicação, especialmente a internet, o marketing evoluiu para o chamado marketing
eletrônico, e-marketing ou marketing digital, conceito que expressa o conjunto de
ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos, como a internet, em que
o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida”. FONTE:
LIMEIRA, Tania Maria Vidigal.E-Marketing: O marketing na internet com casos brasileiros.
São Paulo: Saraiva, 2003.
Você
até pode se perguntar: “ok, mas e a definição da AMA (American Marketing Association), instituição que define o marketing
no mundo?” caro leitor, a AMA não diferencia Marketing entre “tradicional” e “digital”.
Portanto,
agora podemos responder as questões acima: O marketing digital não soluciona as
“lacunas” do marketing tradicional.
Mas
afinal, o que isso quer dizer?
Isso
quer dizer que a lacuna não está na teoria, está na aplicação das ferramentas
de marketing. Simplesmente não existe
solução mágica. O marketing digital não é o Eldorado da gestão de marketing, é o marketing instrumentalizado por
ferramental tecnológico virtual.
E por que 80% dos produtos lançados fracassam?
O
que nós podemos dizer com certeza é que o comportamento dos consumidores mudou
muito nas últimas duas décadas. O marketing de massa não é mais efetivo para a
busca de novos clientes, muito menos para fidelização dos atuais. Os clientes
estão mais exigentes, possuem mais informações e estão prontos para decidir o
que consideram justo em uma relação com uma empresa. O que leva a uma conclusão
óbvia: são as organizações que não estão
se adaptando aos novos perfis dos clientes.
Perceba:
não são as ferramentas tecnológicas que irão alicerçar o sucesso no lançamento de
produtos. A chave está na inteligência e
na capacidade de elaborar estratégias de sucesso por parte dos gestores.
A
tecnologia traz ganhos de velocidade, de acesso a informações e na interação
com clientes e colaboradores para as organizações, mas informação não é igual a conhecimento. O que muitos gestores fazem
erroneamente é validarem informações colhidas no mercado, sem efetuar a devida
análise, e partirem para a utilização de ferramentas de marketing, baseando-se
no que “o mercado está fazendo”.
Essa
maneira atabalhoada de fazer gestão está se impregnando nas organizações. Diversos
“gurus” do marketing digital estão trazendo receitas pré-prontas para as
organizações e incrivelmente estas estão comprando a ideia de customizar suas
relações com seus clientes.
A
poucos parágrafos eu afirmei que o marketing de massa não funciona mais. E isso
parece estar claro para os empresários. O que perceptivelmente não estar claro
é que esses mesmos empresários estão adquirindo ferramentas virtuais de
customização de relacionamento com clientes, ou seja, estão repetindo o marketing
de massa agora com uma roupagem “digital”.
Caro
leitor, eu não quero que você encare a posição por mim defendida aqui como um “manifesto
contra a utilização da tecnologia”, pois eu mesmo sou um utilizador assíduo de
ferramentas tecnológicas em meus projetos. O que quero que fique claro para
você é que a tecnologia não irá solucionar os seus anseios e nem sanar isoladamente
as dificuldades da sua organização. Não existe mágica em marketing e vendas. É
a inteligência dos criadores e as muitas horas de planejamento envolvidas que justificam
as estratégias de sucesso no marketing contemporâneo.
Alex Kunrath, Consultor Sênior
IDAti Consultoria e Treinamento:
A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional.
www.idati.com.br/consultoria
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