Pular para o conteúdo principal

Marketing tradicional x Marketing digital


Em um cenário onde 80% dos produtos lançados mundialmente fracassam (Harvard Business School), o lógico é esperar por mudanças na área de marketing. Porém, o que vemos é uma mudança de linguagem e termos, evocando a falência do marketing tradicional em favor do marketing digital.          

Mas qual a grande mudança que o marketing digital trouxe ao mundo dos negócios? Houve uma mudança no quadro de fracassos de lançamentos? As empresas estão se tornando menos suscetíveis aos avanços da concorrência? O marketing digital traz em si a fórmula da lealdade do consumidor?           
         

 Antes de responder essas questões, vamos analisar o que é marketing digital:


“Com a evolução da tecnologia da informação e da comunicação, especialmente a internet, o marketing evoluiu para o chamado marketing eletrônico, e-marketing ou marketing digital, conceito que expressa o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos, como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida”. FONTE: LIMEIRA, Tania Maria Vidigal.E-Marketing: O marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2003.

Você até pode se perguntar: “ok, mas e a definição da AMA (American Marketing Association), instituição que define o marketing no mundo?” caro leitor, a AMA não diferencia Marketing entre “tradicional” e “digital”.

Portanto, agora podemos responder as questões acima: O marketing digital não soluciona as “lacunas” do marketing tradicional.

Mas afinal, o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que a lacuna não está na teoria, está na aplicação das ferramentas de marketing. Simplesmente não existe solução mágica. O marketing digital não é o Eldorado da gestão de marketing, é o marketing instrumentalizado por ferramental tecnológico virtual.

E por que 80% dos produtos lançados fracassam?

O que nós podemos dizer com certeza é que o comportamento dos consumidores mudou muito nas últimas duas décadas. O marketing de massa não é mais efetivo para a busca de novos clientes, muito menos para fidelização dos atuais. Os clientes estão mais exigentes, possuem mais informações e estão prontos para decidir o que consideram justo em uma relação com uma empresa. O que leva a uma conclusão óbvia: são as organizações que não estão se adaptando aos novos perfis dos clientes.

Perceba: não são as ferramentas tecnológicas que irão alicerçar o sucesso no lançamento de produtos. A chave está na inteligência e na capacidade de elaborar estratégias de sucesso por parte dos gestores.

A tecnologia traz ganhos de velocidade, de acesso a informações e na interação com clientes e colaboradores para as organizações, mas informação não é igual a conhecimento. O que muitos gestores fazem erroneamente é validarem informações colhidas no mercado, sem efetuar a devida análise, e partirem para a utilização de ferramentas de marketing, baseando-se no que “o mercado está fazendo”.

Essa maneira atabalhoada de fazer gestão está se impregnando nas organizações. Diversos “gurus” do marketing digital estão trazendo receitas pré-prontas para as organizações e incrivelmente estas estão comprando a ideia de customizar suas relações com seus clientes.

A poucos parágrafos eu afirmei que o marketing de massa não funciona mais. E isso parece estar claro para os empresários. O que perceptivelmente não estar claro é que esses mesmos empresários estão adquirindo ferramentas virtuais de customização de relacionamento com clientes, ou seja, estão repetindo o marketing de massa agora com uma roupagem “digital”.

Caro leitor, eu não quero que você encare a posição por mim defendida aqui como um “manifesto contra a utilização da tecnologia”, pois eu mesmo sou um utilizador assíduo de ferramentas tecnológicas em meus projetos. O que quero que fique claro para você é que a tecnologia não irá solucionar os seus anseios e nem sanar isoladamente as dificuldades da sua organização. Não existe mágica em marketing e vendas. É a inteligência dos criadores e as muitas horas de planejamento envolvidas que justificam as estratégias de sucesso no marketing contemporâneo.




Alex Kunrath, Consultor Sênior 
IDAti Consultoria e Treinamento: 




A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional.
www.idati.com.br/consultoria



Conheça nossos cursos online e tenha acesso à materiais exclusivos para download:


O site Aulas de Negócios é um compêndio de materiais de consultoria e treinamento desenvolvido pela IDAti e seu conteúdo é protegido pela Lei nº 9.610, de 1998. Todos os materiais são para seu desenvolvimento pessoal e profissional, sendo que a replicação desses conteúdos em sites, aulas, palestras e consultorias, sem a prévia autorização, será considerada crime de violação de direitos autorais.

Postagens mais visitadas deste blog

Não existem atalhos para o Gestor

Está cada vez mais comum e crescente a busca por soluções mágicas para os negócios. E isso está mais relacionado com a incapacidade pessoal dos gestores e empreendedores que com a validade de formalismos. Qual a grande evolução gerencial das últimas décadas?  Pessoas são um desafio constante, a execução de estratégias, formar um ambiente inovador na sua empresa, redesenhar e agilizar processos, satisfazer e captar clientes cada vez mais exigentes. Isso não é novidade.   A novidade é que existe um verdadeiro deserto de ideias realmente inovadoras e que se enquadrem nos moldes de cada organização. Cada empresa é única. Pessoas são únicas. Estratégias são altamente complexas se configuradas envolvendo diversas áreas e especificidades.   Isso cria uma fórmula de sucesso. Foco, interação entre áreas, pessoas altamente engajadas com o futuro organizacional.  Mas essa estrutura de inovação constante é rara devido à alta complexidade de alinhamento. Buscar alinhar a orga

Apple: a Maçã apodreceu?

Perfis de liderança: o caso da Apple Nesse artigo vamos analisar perfis clássicos de liderança, fugindo dos modelos atuais de autoajuda empresarial. Nos anos 60, Antony Jay, um dos mais brilhantes pensadores da gestão moderna, descreveu 3 tipos de gestores: Iode, Comissário e Híbrido. O Gestor Iode O Iode é um profissional altamente criativo. Sua capacidade de criar é muito acima da média. Porém, não se trata de um executor de tarefas e sim um criador de tendências e modelos. O Gestor Comissário O Comissário é um gestor extremamente abnegado às tarefas e prazos, sendo um gestor capaz de produzir o objetivo fixado de forma pragmática e dentro de prazos. Sua visão de processos é ímpar. Porém, não se trata de um profissional criativo, longe disso. O Gestor Híbrido Esse é o perfil mais raro de gestor, sendo capaz de criar e executar tarefas de maneira extremamente competente. Perceba que estamos tratando de 3 perfis de liderança, sendo dois rivais

Já pensou que “pode ser” pode ser muito ruim?

Todas as pessoas que possuem acesso a meios de comunicação no Brasil conhecem a propaganda da Pepsi, onde a empresa utiliza o slogan “Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi”, quando um cliente não encontra Coca-Cola e lhe é oferecida a opção Pepsi. Pois bem, essa propaganda está surtindo resultado positivos nas vendas da empresa. Porém, mesmo com bons resultados em curto prazo, um olhar mais crítico pode ser crucial para percebermos os abalos que a marca poderá sofrer em médio e longo prazo. Por que? A resposta é simples: posicionamento. Quando analisamos um pouco sobre a história dos refrigerantes de cola, percebemos que a Pepsi rivalizou por anos com a Coca-Cola pelo domínio do mercado mundial. A “nova geração” enfrentava os “tradicionalistas vermelhos” em uma batalha feroz pela preferência dos consumidores, chegando inclusive a ser o refrigerante mais vendido do mundo por um breve período de tempo. A Pepsi tem em sua história o comercial mais caro já produzido, onde Mi

Como faço para abrir um negócio próprio?

Essa é uma pergunta frequente que recebemos de nossos inscritos. Então mãos à obra! Caso você esteja pensando em abrir um negócio, vamos começar por uma reflexão: No que você é bom? Pode parecer estranha a pergunta, já que vivemos em uma sociedade que reitera o jargão de fazer o que gosta. Mas trata-se de uma pergunta chave. Ninguém deve abrir um negócio em uma área que não domina. Simples assim. Praticamente todas as áreas possuem uma ampla concorrência estabelecida. Então vem aquele velho pensamento de que seu produto ou serviço é diferente do que o mercado oferece. Você prepara o “melhor suco de tangerina com couve do mercado” e ninguém oferece algo assim. Vamos lá: não importa se os concorrentes não oferecem o mesmo produto ou serviço que você. Importa se sua solução pode ser substituída. ESSA É A BASE DE QUALQUER PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS: SABER NO QUE VOCÊ OU SUA EQUIPE SÃO EXCELENTES E COMO PODEM ENFRENTAR A CONCORRÊNCIA COM SUA SOLUÇÃO. Empree

O poder do reconhecimento

No desempenho de nossas funções estamos acostumados a cobrar ou ser cobrados. Prazos, metas, entrega de relatórios e análises ... mas e quando fazemos um trabalho muito bom? O que mantém você em seu emprego? Estabilidade? Renda? Plano de carreira? Reconhecimento? Todos os fatores são importantes, mas o que faz você realmente gostar do que faz? Racionalmente, em geral, vamos escolher oportunidades de crescimento profissional. É difícil alguém confessar que gosta mesmo é de tomar coca-cola sentado no escritório em seu ar-condicionado. E como existem os adoradores da estabilidade ... mas enfim, vamos nos ater a nosso foco e voltar ao assunto. Tendemos a buscar reconhecimento. Isso é uma característica humana, a busca pela aceitação, seja de terceiros, seja própria, em nossas vidas. Abra seu Facebook: quantos contatos estão realmente sendo sinceros em suas postagens? A maioria quer demonstrar uma vida radiante, feliz e cheia de eventos e fatos que comprovem que são pessoas int

Estudo de Caso - As 15 Lojas

Ambiente (2016) Procurados por uma empresa de venda de chocolates Premium com o objetivo de alavancar as vendas em seus PDVs. Apresentação da Empresa A empresa é um grande Franqueado no varejo do RS e possui aproximadamente 15 PDVs com uma equipe de vendas flutuante de 40 a 60 colaboradores. Para a execução das atividades a empresa precisa atender a todos os critérios de qualidade da Franqueadora, o que afeta diretamente na sua receita, o franqueado é exemplo na organização dos seus PDVs e acompanhamento dos indicadores impostos, ficando com um gap no quesito vendas. Já foram realizadas ações com o objetivo de aumentar a circulação de clientes nos PDVs e captação externa de clientes. Consultoria Iniciamos a consultoria com um foco principal definido pelo contratante: aumentar o ticket médio de vendas para os clientes, sem aumento ou ações de captação de clientes. Dividimos a consultoria nas seguintes etapas: ·           Vis

Manual de Vendas Externas

Manual de Vendas Externas mais lido do Brasil, desenvolvido pela IDAti Consultoria, à pedidos de alguns clientes. Inicialmente foi publicado no site Administradores.com, chegando à marca de um milhão de leituras. Optamos por disponibilizar exclusivamente em nosso site a partir desse momento. A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional. www.idati.com.br ______________________________ MANUAL DE VENDAS - BASES                                                Introdução:     Existe alguma fórmula secreta que transforme atendentes em vendedores? Será que existe o dom em certas pessoas que receberam a dádiva da venda? A resposta é não.     Então, o que torna uma pessoa interessada em negociações em um vendedor? Carisma, persistência, força de vontade ... são excelentes características para um vendedor, mas não são o que o torna um profissional de