Pular para o conteúdo principal

As Tartarugas sobre Postes

Muitas vezes cedemos ao impulso de sobrevalorizar pessoas nas quais confiamos. Escolhemos pessoas que nos são caras, que criaram um vínculo emocional conosco. E que se tornam leais com o passar do tempo, parceiras em momentos de necessidade.


Pessoas que devem sim ser valorizadas. Mas quando você valoriza essa pessoa, está pensando na organização ou nos seus valores pessoais?

Perceba, pessoas possuem perfis ou afins ou díspares. E não é porque não temos uma boa comunicação com uma pessoa de um perfil antagônico ao nosso que ela se torna menos competente. Assim como pessoas que criam afinidade, elos emocionais conosco, não necessariamente são mais competentes.

Gestão envolve decidir. E nem sempre estamos preparados para decidir corretamente.

Humanos são seres extremamente sociais. E afinidades são caras para nós.

Então quando surge uma boa oportunidade de promover alguém da sua equipe você simplesmente pesa mais afinidades que competências.

Afinal, por que premiaria aquela pessoa insuportável em detrimento daquele seu braço direito, dedicado e sempre disposto a colocar o seu bem estar como prioritário em relação ao dele próprio?
Porque quando tomamos decisões simplesmente emocionais, estamos tomando decisões equivocadas.

O que é melhor para a organização?Alguém efetivamente qualificado e capaz de assumir um novo cargo ou alguém incompetente, mas extremamente prestativo e confiável?

Na maioria das organizações de pequeno porte, assim como algumas de médio porte, nós encontramos esse paternalismo / maternalismo nas decisões gerenciais.

O mundo é competitivo. A realidade empresarial uma verdadeira guerra por clientes, por mercado e por diferenciais para sua organização. E como diversos empresários e gestores escolhem seus comandantes? Pela tal afinidade.
Isso ocorre por 2 motivos:
  1. Questões emocionais já explicitadas
  2. Ausência de planos de carreira estruturados nas empresas
Se uma empresa possui planos de carreira e perfis estruturados para cada uma das funções na organização, a possibilidade de se promover incompetentes é reduzida.

E, quando o gestor percebe que errou, porque sempre vai errar promovendo incompetentes, ele tende a não tomar a decisão de substituir a pessoa. Os vínculos emocionais, a gratidão daquele indivíduo promovido, sua dedicação e tempo (mesmo que pessimamente utilizado, afinal se o profissional é incompetente não é mais horas que melhorarão seu desempenho) são moedas caras para um decisor emocional.

Como demitir um amigo? Uma parente? E o próprio filho?

Uma tartaruga está em cima do poste. Ela não sabe escalar. Alguém a colocou naquela posição. E, assim como não sabe escalar, não sabe descer de um poste. A queda vai ser dolorida.
Infelizmente, em uma guerra, seu exército terá baixas. E você, gestor, vai causar sofrimento a algumas pessoas. Esse é o ônus da liderança, você precisa tomar decisões difíceis.


Mesmo que o soldado promovido tenha tido um filho há pouco tempo. Mesmo que esteja com um financiamento de um carro novo que adquiriu graças à promoção.

Funcionários ruins geram caos. Moldam processos errôneos, fazem uma gestão de pessoas ruim. Não são capazes de tomar decisões, de fazer o que deve ser feito. Simplesmente porque não sabem fazer.

Quando você percebe, seu exército é formado basicamente por tartarugas sobre postes. Pessoas promovidas que não tinham perfil ou conhecimentos para aquelas funções. Você tomou decisões baseadas em afinidades, não em pré-requisitos técnicos.

Contratou e promoveu incompetentes.

Acredito termos uma conclusão nesse momento: se você se guiar por afinidades para promover ou contratar pessoas em sua gestão, o incompetente aqui é você.





Alex Kunrath, Consultor Sênior 
IDAti Consultoria e Treinamento: 
www.idati.com.br



A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional.




Conheça nossos cursos online e tenha acesso à materiais exclusivos para download:
www.idati.com.br/educacao


O site Aulas de Negócios é um compêndio de materiais de consultoria e treinamento desenvolvido pela IDAti e seu conteúdo é protegido pela Lei nº 9.610, de 1998. Todos os materiais são para seu desenvolvimento pessoal e profissional, sendo que a replicação desses conteúdos em sites, aulas, palestras e consultorias, sem a prévia autorização, será considerada crime de violação de direitos autorais.

Postagens mais visitadas deste blog

Apple: a Maçã apodreceu?

Perfis de liderança: o caso da Apple Nesse artigo vamos analisar perfis clássicos de liderança, fugindo dos modelos atuais de autoajuda empresarial. Nos anos 60, Antony Jay, um dos mais brilhantes pensadores da gestão moderna, descreveu 3 tipos de gestores: Iode, Comissário e Híbrido. O Gestor Iode O Iode é um profissional altamente criativo. Sua capacidade de criar é muito acima da média. Porém, não se trata de um executor de tarefas e sim um criador de tendências e modelos. O Gestor Comissário O Comissário é um gestor extremamente abnegado às tarefas e prazos, sendo um gestor capaz de produzir o objetivo fixado de forma pragmática e dentro de prazos. Sua visão de processos é ímpar. Porém, não se trata de um profissional criativo, longe disso. O Gestor Híbrido Esse é o perfil mais raro de gestor, sendo capaz de criar e executar tarefas de maneira extremamente competente. Perceba que estamos tratando de 3 perfis de liderança, sendo dois rivais

Já pensou que “pode ser” pode ser muito ruim?

Todas as pessoas que possuem acesso a meios de comunicação no Brasil conhecem a propaganda da Pepsi, onde a empresa utiliza o slogan “Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi”, quando um cliente não encontra Coca-Cola e lhe é oferecida a opção Pepsi. Pois bem, essa propaganda está surtindo resultado positivos nas vendas da empresa. Porém, mesmo com bons resultados em curto prazo, um olhar mais crítico pode ser crucial para percebermos os abalos que a marca poderá sofrer em médio e longo prazo. Por que? A resposta é simples: posicionamento. Quando analisamos um pouco sobre a história dos refrigerantes de cola, percebemos que a Pepsi rivalizou por anos com a Coca-Cola pelo domínio do mercado mundial. A “nova geração” enfrentava os “tradicionalistas vermelhos” em uma batalha feroz pela preferência dos consumidores, chegando inclusive a ser o refrigerante mais vendido do mundo por um breve período de tempo. A Pepsi tem em sua história o comercial mais caro já produzido, onde Mi

Não existem atalhos para o Gestor

Está cada vez mais comum e crescente a busca por soluções mágicas para os negócios. E isso está mais relacionado com a incapacidade pessoal dos gestores e empreendedores que com a validade de formalismos. Qual a grande evolução gerencial das últimas décadas?  Pessoas são um desafio constante, a execução de estratégias, formar um ambiente inovador na sua empresa, redesenhar e agilizar processos, satisfazer e captar clientes cada vez mais exigentes. Isso não é novidade.   A novidade é que existe um verdadeiro deserto de ideias realmente inovadoras e que se enquadrem nos moldes de cada organização. Cada empresa é única. Pessoas são únicas. Estratégias são altamente complexas se configuradas envolvendo diversas áreas e especificidades.   Isso cria uma fórmula de sucesso. Foco, interação entre áreas, pessoas altamente engajadas com o futuro organizacional.  Mas essa estrutura de inovação constante é rara devido à alta complexidade de alinhamento. Buscar alinhar a orga

Como faço para abrir um negócio próprio?

Essa é uma pergunta frequente que recebemos de nossos inscritos. Então mãos à obra! Caso você esteja pensando em abrir um negócio, vamos começar por uma reflexão: No que você é bom? Pode parecer estranha a pergunta, já que vivemos em uma sociedade que reitera o jargão de fazer o que gosta. Mas trata-se de uma pergunta chave. Ninguém deve abrir um negócio em uma área que não domina. Simples assim. Praticamente todas as áreas possuem uma ampla concorrência estabelecida. Então vem aquele velho pensamento de que seu produto ou serviço é diferente do que o mercado oferece. Você prepara o “melhor suco de tangerina com couve do mercado” e ninguém oferece algo assim. Vamos lá: não importa se os concorrentes não oferecem o mesmo produto ou serviço que você. Importa se sua solução pode ser substituída. ESSA É A BASE DE QUALQUER PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS: SABER NO QUE VOCÊ OU SUA EQUIPE SÃO EXCELENTES E COMO PODEM ENFRENTAR A CONCORRÊNCIA COM SUA SOLUÇÃO. Empree

O poder do reconhecimento

No desempenho de nossas funções estamos acostumados a cobrar ou ser cobrados. Prazos, metas, entrega de relatórios e análises ... mas e quando fazemos um trabalho muito bom? O que mantém você em seu emprego? Estabilidade? Renda? Plano de carreira? Reconhecimento? Todos os fatores são importantes, mas o que faz você realmente gostar do que faz? Racionalmente, em geral, vamos escolher oportunidades de crescimento profissional. É difícil alguém confessar que gosta mesmo é de tomar coca-cola sentado no escritório em seu ar-condicionado. E como existem os adoradores da estabilidade ... mas enfim, vamos nos ater a nosso foco e voltar ao assunto. Tendemos a buscar reconhecimento. Isso é uma característica humana, a busca pela aceitação, seja de terceiros, seja própria, em nossas vidas. Abra seu Facebook: quantos contatos estão realmente sendo sinceros em suas postagens? A maioria quer demonstrar uma vida radiante, feliz e cheia de eventos e fatos que comprovem que são pessoas int

Estudo de Caso - As 15 Lojas

Ambiente (2016) Procurados por uma empresa de venda de chocolates Premium com o objetivo de alavancar as vendas em seus PDVs. Apresentação da Empresa A empresa é um grande Franqueado no varejo do RS e possui aproximadamente 15 PDVs com uma equipe de vendas flutuante de 40 a 60 colaboradores. Para a execução das atividades a empresa precisa atender a todos os critérios de qualidade da Franqueadora, o que afeta diretamente na sua receita, o franqueado é exemplo na organização dos seus PDVs e acompanhamento dos indicadores impostos, ficando com um gap no quesito vendas. Já foram realizadas ações com o objetivo de aumentar a circulação de clientes nos PDVs e captação externa de clientes. Consultoria Iniciamos a consultoria com um foco principal definido pelo contratante: aumentar o ticket médio de vendas para os clientes, sem aumento ou ações de captação de clientes. Dividimos a consultoria nas seguintes etapas: ·           Vis

Manual de Vendas Externas

Manual de Vendas Externas mais lido do Brasil, desenvolvido pela IDAti Consultoria, à pedidos de alguns clientes. Inicialmente foi publicado no site Administradores.com, chegando à marca de um milhão de leituras. Optamos por disponibilizar exclusivamente em nosso site a partir desse momento. A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional. www.idati.com.br ______________________________ MANUAL DE VENDAS - BASES                                                Introdução:     Existe alguma fórmula secreta que transforme atendentes em vendedores? Será que existe o dom em certas pessoas que receberam a dádiva da venda? A resposta é não.     Então, o que torna uma pessoa interessada em negociações em um vendedor? Carisma, persistência, força de vontade ... são excelentes características para um vendedor, mas não são o que o torna um profissional de